Concordo com os comentários sobre a conduta da Helena e, como ja vinha falando, esse casamento ja foi pra vala, a não ser que o Beto seja mesmo um baita corno manso, não há como um HOMEM, com um mínimo de vergonha na cara aceitar 1% do que ja se mostrou até aqui.
Agora, analisando o conto como um todo até aqui e conhecendo o estilo do Mark pelos contos anteriores, na condição de LEITOR (sinceramente) estou ficando incomodado com a dinamica do conto, a cadencia muito "homeopatica", patinando nos assuntos e deixando um monte de pontas soltas.
Respeito a criatividade do autor e seu estilo mas, ou esse conto vai ter (como ja disseram aqui) mais de 200 capítulos ou vai terminar com muita coisa sem explicação.
Como eu ja disse aqui, tenho um baita senso se justiça arraigado em mim, não gosto de ver o traído (seja homem ou mulher) sofrendo em vão e, no fim ainda ter de aceitar a condição de corno para manter um casamento onde ele/ela passou a ser mero expectador. Sempre espero que esse traído seja "vingado" e tenha sua dignadade restabelecida, SAINDO da relação doentia e podre para uma vida e condição melhores.
No caso deste conto em especial, estou chegando à triste conclusão de que se trata mesmo de um viés TRÁGICO (como ja disseram nos outros comentários).
O probre do Beto está sendo enganado por todos aqueles em ele mais confia e ainda querem que ele acredite que a Helena é a melhor pessoa do mundo. Por mais que a Helena tenha ajudado a mãe do Beto, os pais dele saberem, admitirem e esconderem (como ainda estão escondendo, ja que eles não contaram toda a verdade para ele), já é uma absurda traição por parte dos pais também.
Até aqui, a pouca ajuda e empatia que o Beto teve foi por parte de estranhos ou conhecidos.
Embora seja um advogado, a construção do personagem o faz parecer incompetente, ingênuo, inseguro, estabanado e BURRO mesmo! Não consigo conceber/aceitar a existencia de uma pessoa, quanto mais um advogado, com essas caracteristicas.
Essa possivel ida do Beto para os EUA atraz da Helena, novamente, é outra burrada, desnecessária, inútil e que só vai lhe trazer mais problemas. Como ja disseram nos comentários, melhor seria ele ja preparar o divórcio, mudar de casa e preparar tudo para sua vida sem a traíra da Helena.
Por tudo isso, tomei a decisão de não criar mais expectativas, nem comentar mais nada.
Vou retomar a leitura de outros autores da casa, que também acompanho e gosto e, esporádicamente, vejo como este aqui se desenrola.
Desejo a todos boa sorte na leitura e elaboração de novas teorias e ao Mark em especial, muita criatividade para solucionar essa infinidade de perguntas sem resposta, se possivel, com coerência e justiça com os personagens.