Boa tarde, leitores,
Eu tenho um recado importante pra dizer: vou precisar de uma semana, uma semana e meia, de folga sem publicar novos capítulos.
Eu vou precisar desse tempo pra poder reescrever e revisar um monte de coisas nos próximos capítulos da novela. Vocês sabem que cada capítulo costuma ser grande (entre 7k a 10k palavras, em média). Eu preciso organizar um monte de coisa pra evitar erros de continuidade e caracterização. Um dos leitores, @Leitor Fantasma, estava certo quando comentou que eu tava correndo pra publicar os últimos capítulos na pressa. Meu plano inicial era publicar os capítulos do Geraldo e Érico no mesmo dia, inclusive.
Outra coisa importante que preciso dizer é que eu sei que Rogério-Jéssica é o carro-chefe da saga, mas eu também gosto de escrever as séries. Érico e Sarah são o meu casal favorito e até deixei no texto que elementos deles deveriam absorvidos por Rogério-Jéssica (os dois serem mais comunicativos e não ficarem de segredinho com o outro e a Jéssica ser uma personagem mais ativa/narradora ocasional).
Eu gosto de escrever a série do Carlos por pegar um clichê de animes (haréns em comédias românticas, nos qual sempre é um homem bem mediano cercado por mulheres inacreditavelmente lindas e inteligentes) e subverter um pouco. Tentar manter ele o mais humano/merdeiro possível enquanto tenta continuamente melhorar a si mesmo.
Eu gosto de escrever a série do Jonas. É um vilão que eu achava chato no começo e passei a ‘amar odiar’ ele. A ideia dele ativamente querer perverter a moral das pessoas ao seu redor por meio do sexo é bem mais atraente de escrever do que um voyeur de um velho com uma crente ingênua.
Eu gosto de escrever a série do Geraldo. Ele é, ao mesmo tempo, o personagem mais humano e mais irrealista da novela. Muitas cenas são apenas pequenas crônicas do cotidiano e isso sempre é legal de fazer. Fora que ele me permitiu mostrar nuances da Andréia, Lisandra, Natália e até Zé Maria e Lucério* que não teriam como sem ser pela visão dele.
* Os primeiros flashes de “talvez o vampirão não seja o mal encarnado unicamente pra tentar a Jéssica, mas só um cara que envelheceu sem saber agir com as outras pessoas” vieram pela visão do porteiro.
Dito isso, eu também gosto muito de escrever Rogério e Jéssica (e as séries satélites de Lucério, Miguel e Vinicius). Eles realmente são especiais dentro do enredo e continuarão sendo monogâmicos. É muito bom escrever uma história de amor full-novela das oito, com direito a vilões, casais secundários, etc. E é a série em que eu mais coloco elementos descarados de novela. E por causa de vocês, que lá no começo, brigaram pra que Rogério e Jéssica fossem fieis e monogâmicos que a série funciona. A série (e a própria novela) acabariam no instante em que um dos dois traísse. Porque eles são o núcleo moral que fundamenta toda a putaria e confusão ao redor. Sem eles, seria um “ninguém é de ninguém” que ficaria rapidamente chato.
Se eu quisesse só visualizações/likes, em vez de ter aberto tanto o leque e explorado estilos diferentes, provavelmente teria feito algo como ‘multiverso em que a Jéssica traiu o Rogério’. Seria uma série com muitas visualizações no primeiro capítulo que morreria no terceiro ou quarto porque depois de ver ela trair a maioria dos leitores dropariam, (in)satisfeitos. Eu não teria insistido em Érico/Sarah (que, quando chegou no fundo do poço no capítulo do motel com a Natália, acho que nenhum leitor se importaria se eu largasse).
Vocês sabem que eu sempre ouço o feedback dos leitores pra correções de rotas, mas realmente preciso desse tempo pra tentar entregar material com melhor qualidade e sem pressa.
Sim, os próximos capítulos continuarão sendo de Rogério/Jéssica, Vinicius e Miguel. Eu vou tentar experimentar algo novo em um desses capítulos pra ver o que vocês acham. Mas vou precisar de tempo pra reescrita.
Prometo voltar a publicar na semana que vem, tão logo os capítulos fiquem prontos.
P.S.: Eu não sei é isso que o @Taradoporconto, o @Pedrinho 2, o @Kasdo passivo e outros queriam dizer sobre não gostarem dos contos do Geraldo, mas enquanto escrevia as respostas pra vocês, percebi que sempre tento me esmerar ao máximo pra desenvolver e individualizar as personagens femininas (principalmente a ‘turma da academia’ mais a Lisandra), deixando claro que elas são lindas, gostosas, inteligentes, independentes, simpáticas, bem-sucedidas, etc. Cada uma ao seu modo. Então, talvez ver elas, uma a uma, caindo de buceta no pau de um velho gordo feioso (que, diferente do Carlos, sequer se esforça pra melhorar/mudar) parece mais um desperdício das personagens que algo engraçado de acompanhar. Eu sempre pensei que o problema era ele ser velho e pobre...
Se eu estiver errado, por favor, me corrijam nos comentários.
==========================================================================================================
POST: Eu e Minha Esposa Pulamos a Cerca... E o Caos Explodiu - Parte 08
@RobertoC
“Pelo visto, ela adorou a surra de pica que levou do seu Geraldo e o Érico também está gostando de ser o corninho dela. Muito interessante e abre muitas possibilidades o caminho que está tomando...”
Uma revisitação de Sarah-Geraldo não está descartada.
==
@RobertoC
“3) não precisam aparecer”
@dantebj
“3. Superação, ja peguei raiva deles”
@Leitor Fantasma
“3- Eles podem aparecer as vezes, porque a vida é assim. Eles são “amigos” dela, então até ela decidir que não quer mais ou mesmo depois que a relação deles ficar mais saudável eles poderiam acontecer
Mas da minha parte já fiquei com raiva deles. Inclusive, tem uma frase no capítulo que fez muito sentido pra mim. Como os dois se dariam bem com a Carolina, o que é exatamente o motivo de eu não gostar deles e de estar torcendo pra Andréia dar um pé na bunda da Carolina.”
A minha ideia é que eles fossem antagonistas não-vilanescos. E pra mais background pra explicar as origens dos problemas de autoestima que uma mulher tão gostosa e inteligente quanto a Sarah apresenta constantemente.
Dito isso, como o antagonismo dele é mais interior, ambos podem só aparecer esta única vez e serem apenas mencionados vez por outra.
==
==
@Leitor Fantasma
“Nesse caso achei que ficou um pouco repetitivo, uma cena que repete em duas séries é mais interessante se tiver um motivo pra mostrar os dois lados. Eu acho que o que eu menos gostei foi que no capitulo do Seu Geraldo ele basicamente fez uma suposição de como a Sarah se sentia, E FOI EXATAMENTE O QUE ELA SENTIU.”
Esse foi um grande problema que notei depois. Quando só o seu Geraldo narra, ele supor acertadamente o que as mulheres pensam ajuda a trabalhar elas. Mas neste caso, não era pra ter acontecido isso. Era pra ter os pensamentos do Geraldo (‘mais uma transa casual, mais uma calcinha na coleção, ela vai nem lembrar disso semana que vem’) e da Sarah (‘é o sexto homem pra quem me entrego, isso definitivamente é especial pra mim’) serem totalmente separados nos dois contos. Aprendizado pra não errar em futuros crossovers.
Eu vou ter esse problema com a cena do Miguel no elevador. Porque não tem nada além de ‘olha, uma mulher linda e gostosa de legging que tá dando mole pra mim, com certeza é solteira pra tá dando mole. Vou seguir o fluxo. Ele é meio doidinha, mas curti ela, taqui meu zap’ que ele pensaria. O que já dá pra deduzir pela versão da Sarah.
==
==
@Leitor Fantasma
“2- OU Inteiro do ponto de vista da Sarah. Todo o conflito do capitulo foi da Sarah com o Érico contando como ela tava se sentindo. Ela poderia narrar as duas cenas que ela protagonizou sem o Érico (com o seu Roberto e com o Miguel), a cena de sexo repetida ficaria muito mais interessante se fossemos acompanhando a linha de raciocínio da Sarah e como ele foi se sentindo, ao invés do Érico contando uma versão disse me disse quase copiada e colada. Além disso, o Érico não viu o que aconteceu com o Miguel e não está sabendo e poderíamos ver a reação dele no próximo capitulo quando ele já estivesse sabendo.”
O pior é que a série do Érico e a Sarah era a PERFEITA pra, do nada, a narradora virar a Sarah por um capítulo ou dois.
Botava um ‘prólogo não-canônico’ com ela lendo a versão do Érico e reclamando que ele não soube descrever o que não viu e dizendo que ia escrever a versão dela (e os poucos leitores que os dois têm já estavam acostumados às maluquices meta dos dois).
E uma ‘cena pós-créditos não canônica’ no final, com a Sarah indo no apartamento da Jéssica só pra mandar um ‘chupa essa manga! Eu fui a primeira a ter PoV em primeira pessoa!’ só pra Jéssica explicar que era natural o autor testar uma variação narrativa primeiro nas séries menores antes de aplicar na série principal e a Sarah perceber que foi uma cobaia pro tão pedido capítulo PoV da Jéssica...
Deu vontade de reescrever esse capítulo com a versão Sarah.
==
==
@Leitor Fantasma
“O Érico narrando o que a Sarah estava pensando e como ela estava se sentindo ficou até parecendo um episódio de How I met your mother com o Érico do futuro contando pros filhos o que aconteceu e não um capitulo se passando no “presente”.”
Tem razão. Na hora, não pensei nisso.
Pior que, tal qual HIMYM, o Érico é o único narrador que (não-)canonicamente é um narrador não-tão confiável, já que a Sarah comentou que ele gosta de enfeitar algumas cenas pra deixa-las mais picantes.
==
==
@Leitor Fantasma
“Dada minha opinião sobre a história... acho que você poderia diminuir um pouco o ritmo dos capítulos e publicar as coisas um pouco fora de cronograma (talvez criar um calendário pras séries e colocar o dia do início no começo e o dia do fim no final).”
Acredito que isso tornaria as coisas bem complicadas pros leitores.
==
==
@Apollojr
“3- Acho q podem aparecer sim, e ter relação com personagens bi inclusive. Mas nada de virarem recorrentes.”
Eu tinha pensado em fazer com que Mário e Anderson não se relacionassem com terceiros. Fossem um casal gay, feliz e monogâmico.
Algo como, eles já passaram por todo o seu arco de romance: melhores amigos que foram se apaixonando aos poucos, se descobriram durante o ménage, decidiram abrir mão de tudo pra lutar por esse amor e, agora, vivem o seu final feliz.
O lance é que a gente está vendo essa história do ponto de vista da coadjuvante que era o interesse amoroso inicial descartado do protagonista e as consequências disso pro mental dessa coadjuvante.
==
==
@Apollojr
“Obs: Essa era a série que menos me chamava atenção, os últimos capítulos colocaram em uma briga com a série do Rogério e Jéssica, que é minha favorita.”
Érico e Sarah são o meu casal favorito pra escrever, principalmente as cenas dos dois juntos. Porque é a trama mais voltada pra comédia (e eu adoro escrever comédia).
E também porque eu me sinto mais livre escrevendo eles. O Rogério e a Jéssica são o centro moral da novela, então têm um ajuste fino em que eles precisam ser bons, mas não perfeitos/mary sues. Mas insistir nos mesmos defeitos (ex: problemas de comunicação ou Rogério tapado), deixa cansativo. Érico e Sarah têm liberdade pra serem dois completos porraloucas, fazerem um monte de caquinha por agirem sem pensar dois minutos na frente, saírem improvisando pra consertar os erros e até mesmo terem ciência de que são coadjuvantes que orbitam a vida do casal protagonista.
==
==
@RobertoC
“1) Muito bom saber o ponto de vista da Sarah.”
@dantebj
“1. Acho interessante, deis q saiba mostrar bem os lados d cada um.”
@Leitor Fantasma
“1- Depende muito. Nesse caso achei que ficou um pouco repetitivo, uma cena que repete em duas séries é mais interessante se tiver um motivo pra mostrar os dois lados.”
@Apollojr
“1- Bem interessante, mostrando os pensamentos de cada um. As vezes é bom, sempre ficaria massante.”
Respostas computadas. Muito obrigado. =)
==
==
@RobertoC
“2) A Natália poderia fazer menages com o Érico e a Sarah, ou talvez só com a Sarah...”
@Leitor Fantasma
“2- Uma amizade com benefícios. Com liberdade pra talvez as duas fazerem alguma merda sem o Érico (mas não pelas costas dele).”
@dantebj
“2. Acho q uma amizade real, mas q talvez possa acontecer algo.”
@Apollojr
“2- Uma amizade verdadeira entre elas, mas com alguns benefícios mútuos, e umas raras abertura para o Érico.”
@Pedrinho 2
“2.com certeza ménage e até uma possibilidade de trisal. Muito legal o três só para amizade perde a graça”
Respostas computadas. Muito obrigado. =)
==
==
==============================================================================
POST: Respondendo aos comentários dos leitores - Parte 16 - "Eu, minha esposa e nossos vizinhos"
@Winter
“Saber que o Jonas e o Antônio vai pra cima do grupo da academia, me deixa muito ansioso pra ver no que vai dar!!”
Isso aqui vai ser interessante de escrever pra manter o equilíbrio entre os dois lados dessa ‘batalha’.
O leitor já vai meio que sabendo o final: o Jonas vai se dar mal no final da história (ex: perder algo importante, ter que se mudar, algo assim) e o Antônio deve amadurecer e arrumar um namoro saudável (o que pra ele deve ser ‘aberto’).
O leitor também já sabe que algumas mulheres são ‘invencíveis’. Ninguém vai comer a Jéssica. Lorena depois do primeiro date com Miguel tá fora de cogitação. O Jonas não pode comer a Rebecca. O Antônio não pode comer a Natália.
Então o lance da história vai ser como dosar pequenas vitórias sem parecer que as mulheres da academia estão cedendo facilmente e nem que os homens fracassem em tudo:
Lorena dando pro Jonas (quebrando seu paradigma de nunca com casados/compromissados); Rebecca dando pro Raimundo (e meio que percebendo que era isso que ele queria dela o tempo todo); Eliana dando pro Antônio ou Jonas (e ela ter que arcar com as consequências disso); Sarah cedendo pro Antônio (e o Antônio querendo comer o Érico pra imitar o Jonas); Carolina dando pro Jonas (e isso levar a ter uma reflexão) e a Letícia tendo que dar pro Jonas de novo pelo acordo.
Lucério ajudando a arquitetar tudo pra mostrar à Jéssica que suas amigas são capazes de cair em tentação ou mesmo levando alguma das amigas dela (Natália ou Letícia) pra cama através de um plano só pra provar um ponto. Coisas assim.
De certa forma, quando elas pararem de guardar segredos umas das outras, seriam capazes de perceber o padrão, notar que eles sempre vão nas fraquezas delas e se unir pra uma vingança.
O Enéias perdeu quase todas porque ele foi arrogante o suficiente a ponto de dar em cima de todas ao mesmo tempo uma na frente da outra. E, claro, a Lorena apareceu pouco depois pra fazer a caveira dele.
P.S.: Esse lance de sexo competitivo vai ficar restrito à série do Jonas, Lucério e a alguns capítulos do Antônio (enquanto ele for melhorando, vai largando isso). As outras séries vão continuar românticas e dentro do seu estilo pessoal.
==
==
@Taradoporconto
“Gosto da ideia de alterar alguns contos, na realidade vc pode colocar novos episódios com mais camada.
Ex: Sr. Raimundo comer à Rebecca. Ela pode ter uma necessidade de ficar hospedada no apto do Jonas.”
Eu não devo reescrever nenhum conto já publicado, exceto pra ajustar algum erro de digitação que tenha encontrado.
Eu até gostaria de reescrever um dos contos iniciais de Raimundo e Rebecca pra uma versão não-canônica em que o velho come ela durante a massagem no sofá.
Mas é melhor seguir em frente e olhar pro futuro. Tem muita história pra ser contada. =)
==
==
@Taradoporconto
“Como ela ficou excitada ao ser encoxada no elevador?”
@dantebj
“Mano estou total, com vc nesse tipo tava ansioso pelo conto deles, pra saber a reação dele sobre mais nd, lucerio podia fazer ela fala como se sentia ou numa conversa com, o Carlos ela podia conta sobre o elevador.”
Sobre o lance do elevador, não chega a ser um spoiler do capítulo do Vinicius porque eu já tinha comentado em outra seção. Pra Jéssica, aquela situação foi tão constrangedora quanto pro Vinicius. Inclusive, ela estava pronta pra começar uma briga e denunciar ele pelo assédio quando viu a cara de merda que ele tava, sacou que ele também tava constrangido e deixou pra lá.
O negócio é que, até ela contar isso pra ele, o Vinicius vai continuar com o cu na mão com ela e, por causa do lance deles querendo juntar ele com a Lisandra, com medo deles serem dois riquinhos excêntricos metidos em jogos sexuais estranhos.
P.S.: Ela provavelmente contou pro Carlos fora de cena quando eles tavam no café no capítulo do sábado das surubas. Ela tava esperando ele praquela cena quando o Vinicius a reencontrou no café.
==
==
@Taradoporconto
“Sobre o último conto eu gostei mto, nota 10.
Quando o Geraldo conta fica artificial, parece que ele foi até o apto só pra comer ela. Mas o casal contando ficou mto bom, até pq eles são atrapalhados, e por fim ela trocar contato com o Miguel. Pra mim, os contos do casal atrapalhado são o meu pódio, junto com os do casal principal e do Lucerio.”
Obrigado. =)
==
==
@Taradoporconto
“Essa semana vc vai contar um do Miguel e um do Vinícius, que provavelmente deve ser o do cinema.”
Não crie expectativas com a cena do cinema. É uma cena normal.
==
==
@Taradoporconto
“Outro que pode ganhar destaque é o Miguel, amigo de todo mundo mas que deseja comer mulher dos amigos.”
O Miguel acabou de conhecer o Rogério e não faz ideia de quem seja o Érico. E ele não ‘deseja a mulher dos outros’. Ele tirou o time de campo quando soube que a Jéssica era casada e a Sarah escondeu a aliança dele.
==
==
@Taradoporconto
“Outro ponto que vejo pouca abordagem nos comentários.
Jéssica ninguém fala, mas ela é uma safadinha
Em um conto gostou de beijar o Lucerio (carnaval, pode ter o carnaval 2)
Em outro deixou o Vinícius de pau duro
Em outro deixou o Antônio tocar na bunda dela
Ela é safadinha.”
Quem disse que ela gostou dos beijos? Ele deu dois selinhos no Lucério e, quando ele pediu um beijo, ela aproveitou a guarda baixa pra acabar a brincadeira.
E ela também não ‘deixou’ o Antônio tocar na bunda dela. Ele foi passar protetor e se aproveitou. Todas as falas delas na cena foram de antagonismo e contrariedade.
Com o Vinicius, ele mesmo diz que o elevador estava tão apertado que eles não tinham como se mexer sem se esfregar.
==
@R@faela
“Dessas mudanças que vc queria fazer a do Enéas não concordo como já falei ele tem e que se ferrar sempre mais vc pode colocar mais tentativas dela pra pegar a Jéssica e em todas ele se dando mal”
@Winter
“O Enéias em nenhum momento deixou de pensar na Jéssica, ele só mudou a estratégia!!!”
Basicamente, vai ser isso que vai rolar. Ele vai mudar de estratégia, passar a agir de forma mais inteligente, mas continuar fracassando.
Aliás, todos aqueles que desistem da Jéssica e respeitam o casamento deles (Miguel, seu Geraldo) acabam ganhando uma amiga bastante fiel e a felicidade amorosa com outra mulher.
O Lucério, se seguir a rota do bem, teria esse final feliz com a Tatiana.
==
@Pedrinho 2
“Li alguns comentários que não gostam da série do Carlos eu gosto. realmente não gosto do Geraldo, pq como alguns dizem, é pouco crível o zelador comer várias mulheres gostosas de nível. e ver que ele vai pegar a Rebeca piora essa situação.”
Se servir de consolo, depois da Rebecca, ele vai passar uns bons capítulos se virando com as consequências e as promessas das transas dele.
==
@Carioca manauara
“Poxa, não haverá do Lucério?”
@dantebj
“Também quero mais, mó ruim fica na espera”
Vão ter mais capítulos do Lucério, mas para isso eu preciso andar com o one-shot da Tatiana e avançar nos capítulos Rogério-Jéssica. Devem ter, pelo menos, dois capítulos mês que vem.
Peço desculpas pela demora, mas não faria muito sentido por cenas muito na frente.
==
==
@Winter
“Porém é muito legal ver os caras tentando comer a Jéssica!!”
Uma coisa que é preciso ser lembrada dos capítulos até agora é que a Jéssica sabe se defender sozinha e tem orgulho disso. Ela não precisa (e não quer) do Rogério pra sair espancando os caras que dão em cima dela.
Passou anos se livrando das investidas do Enéias, recusou o seu Geraldo tantas vezes que ele parou de tentar, foi mostrada matando na raiz as intenções do Miguel e cortando as asinhas do Gustavo no hospital. Isso sem mencionar as investidas da Odete. Ela foi apalpada pelo Antônio porque foi uma coisa que ela não esperava, os dois trocarem de mulher desarmou ela temporariamente. E ela deixou claro que ele não teria outra chance de tentar isso.
Pro Rogério intervir, é porque a parada estava passando dos limites do assédio (Enéias) ou porque a Jéssica encontrou um rival que criou um jogo diferente e, apesar de todas as regras, tem todas as vantagens (Lucério).
==
==
@Winter
“E eu gostaria de ver, as mulheres querendo dar pro Rogério!!”
Agora que ele conseguiu ‘se livrar’ da Lisandra, teriam que ser mulheres novas no elenco. A turma da academia ou já vê o Rogério como amigo ou não seriam talaricas com a Jéssica. Depois que a Milena aparecer, posso ver como agir com isso.
==
==
@Winter
“Mas eu estou achando essas mulheres muito unidas até agora, pra mim os vilões têm que dividir causar intriga.
Nada muito pesado, mas o suficiente pra pôr fogo no parquinho!!”
Inicialmente, eu juntei a turma da academia e deixei as mulheres unidas assim por causa do harém. Elas serem bem próximas e muito amigas umas das outras foi a única justificativa semiplausível que eu tinha encontrado pra elas aceitarem a ideia de participar de um harém. Claro que nem todas iriam pro harém, então eu fui montando as relações entre elas pra facilitar qualquer combinação do harém.
Com o tempo, a turma da academia acabou evoluindo pra ser uma frente contra os inimigos em comum: primeiro, a dona Marieta com seus asseclas ultraconservadores. Agora, os vilões que querem comer elas.
Claro que já coloquei elementos de cisão ali no meio: as mulheres fora do harém desconfiando da Rebecca ser ‘team Marieta’; a lealdade incerta da Alessandra e talvez da Letícia; a Sarah querendo puxar a Anacleta (uma total ‘team Marieta’) pro time; a Milena chegando e provavelmente querendo destruir a amizade delas só pra ferrar Jéssica e Lorena.
Mas sempre lembrando que isto é uma novela e todas vão terminar amigas.
==
==
@Winter
“Rogério também é muito amigo de todo mundo, gostaria que ele tivesse outros desafetos, principalmente se esses desafetos querem comer a mulher dele.”
Pior que se a gente comparar com o círculo social da Jéssica e do Jonas, o Rogério tem poucas amizades. Com homens, ele fala mais com Carlos (que tem uma amizade maior com a Jéssica) e Érico. Com mulheres, ele é muito amigo da Lorena, é próximo da Rebecca e deveria sair mais com a Sarah (já que, em teoria, ele é o confidente dela, mas na prática esqueci de pôr os dois juntos depois do crossover).
Com a Lisandra e o Vinícius é uma relação complicada, já que o Rogério os vê e trata como amigos, mas os dois sempre precisam se lembrar que são funcionários dele também.
==
==
@Taradoporconto
“(Rogério) vai gostar de saber que ela foi para o cinema com um colaborador?”
Por que ele se importaria? Tanto o Rogério quanto a Jéssica têm vidas sociais independentes e saem com seus amigos. O Rogério é cheio de amigas (fora a Lorena, ele almoça quase todo dia com a Rebecca e tem a Sarah no grupo do futebol).
A Jéssica foi pro barzinho sozinha com o Miguel e sai pra cafés com o Carlos quase toda semana.
As únicas vezes em que isso implicou um problema foi o cinema com a Lisandra (mais por todo o histórico anterior do que por risco atual) e o jantar com o Lucério (que abertamente tinha como objetivo leva-la pra cama).
==
==
@Taradoporconto
“Tocar é traição? Jéssica foi tocada pelo Antônio na piscina, o que na minha opinião abre uma margem gigante para ela ser tocada por outro personagem (Vinicius no cinema tocar os seios dela), (Lucerio fazer massagem nela) e aí tem outro ponto, o Rogério gostou de exibir ela no primeiro conto, vai gostar de saber que ela foi para o cinema com um colaborador?”
@Winter
“calma aí pow! O Antônio passou protetor solar na Jéssica ai ele tirou uma casquinha!! Agora o Vinícius passar a mão nos peitos da Jéssica kkkk já é sacanagem!!
E pelo que conheci do Vinícius ele não deve tentar nada com a mulher do chefe dele, mas acho que o autor está preparado algo aí, mas não espero nada muito ousado!!”
Não criem muitas expectativas pra cena do cinema.
É pra ser uma cena normal, com comédia e desenvolvimento de relação entre personagens. A Jéssica vive saindo com amigos, a diferença aqui é que o Vinicius ainda conhece ela pouco e morre de medo dela (esposa do chefe!). Não é pra ter coisas picantes demais ou ousadas demais.
E a cena do cinema Rogério/Lisandra existe unicamente pra derrubar qualquer shipp Rogério/Lisandra residual que exista e marcar mais pontos de amadurecimento emocional pra Lisandra.
O Vinicius não vai passar a mão nos peitos da Jéssica. O Vinicius provavelmente vai ficar com o cu na mão 99% das vezes que ver a Jéssica até ter certeza que ela não tá preparando uma armadilha pra denunciar ele por assédio sexual.
E o Antônio, eu disse em outra resposta, ele tirou uma casquinha enquanto passava protetor e a Jéssica não vai cair no mesmo truque duas vezes.
==
==
@Taradoporconto
“O Vinicius deve ser o virgem da novela que não sabe direito o que fazer.
E ela Jéssica pode ensinar ele, não transando com ele, mas dando dicas de como agir com uma mulher.”
O Vinícius é um cara normal de 25 anos. É de se presumir que ele teve uma vida sexual bem comum e variada. A Jéssica é apenas dois anos mais velha, perdeu a virgindade depois de adulta e só transou com um homem.
Pra todos os efeitos, faz todo sentido ela achar que pode ensinar algo pra ele sem perceber que não tem nada que ela possa “ensinar” que ele (ou a Lorena ou a Lisandra) não saibam há anos.
Ele travou com a Lisandra porque esperava uma baranga de 40 e poucos anos e apareceu uma supermodelo de 23.
==
==
@Winter
“Será que a pessoa que o Rogério vai se atracar na porrada vai ser o Antônio kkkk seria uma boa!!”
@Taradoporconto
“Meu voto é no sem noção do Enéias.”
O Rogério não vai se atracar na porrada com ninguém. Ele vai usar o que sabe de autodefesa pra proteger uma pessoa.
==
==
@Taradoporconto
“Acho o Antônio um personagem que pode ainda ser muito bem desenvolvido. Ele é um cara que é bi e não se aceita ainda. Quer comer geral (traia ex namorada) mas era possessivo. Basicamente ele é o bad boy, ma que pode ter uma mudança de ritmo; Sendo um cara esperto e comedor.. Pra mim vilão é o Jonas por usar de chantagem”
O Antônio vai cair um bocado ainda antes de começar a se reerguer.
==
==
@Taradoporconto
“Milena ex do Rogério que vai deixar Jessica com ciúmes, e talvez até o próprio Rogério tenha ciúmes
Eu faria: ela começa namorar o Enéias, o Rogério fica com ciúmes, isso causa uma briga no casal.”
@Winter
“É interessante sua linha de raciocínio porém, eu teria RAIVA do Rogério por ter ciúme da ex dele, ex essa que traiu ele!!”
Não faria o menor sentido o Rogério ter ciúmes da ex. Se ele tivesse, todo discurso dele sobre ter superado ela seria uma completa mentira.
O máximo que dá para fazer é o Rogério cair no ‘tão bonzinho que é otário’ mais uma vez e, quando reencontrar a Milena, achar que passou muito tempo, que ela mudou também e perdoar ela mas sem querer manter contato (até pelo bem da Jéssica). Sem perceber que ela sempre foi uma víbora mesquinha, mesmo no passado e ainda no presente, até ser tarde demais.
Algo como:
Rogério: ‘Então, você apareceu do nada no meu escritório depois de dez anos dizendo que precisa do meu perdão pra fechar isso e seguir em frente? Ok, perdoada. Seja feliz. Só nunca mais aparece, tá?’
Milena: ‘Armadilha! Olha tua esposa naquela mesa te vendo me encontrar perto do teu trabalho!’
==
==
@Winter
“Eu prefiro ver a Jéssica, com um pouquinho de ciúme vendo o Enéias deixar a fixação que ele tem por ela de lado, por causa da Milena!! Mas também nada exagerado porém algo que o Rogério perceba, ai sem eles tem uma DR!!”
A Jéssica não precisa ter ciúmes. Por mais escroto que o Enéias tenha sido com o Rogério (e com ela) e que eles tenham cortado relações, faz parte dela querer ‘salvar’ o Enéias em nome do ‘amigo que ele foi quando eles eram muito mais jovens’.
Afinal, essa é a falha fatal da Jéssica que o Lucério tanto explora: ela quer salvar todo mundo. É onde a bondade encosta na arrogância, teimosia e burrice.
==
==
@Winter
“Galera! Mulheres não são como homens!
Elas não olham só pra aparecia, por isso eu não acho absurdo o seu Geraldo ter comido essas madames, tipo ele sempre tá lá, falando sendo simpático prestativo e a mulher, muitas vezes está na seca, e sem falar que a fama do coroa é boa, e vai se espalhando.”
Tem esse ponto também.
Além disso, o seu Geraldo é mostrado como ajudante, ouvinte, confidente, fiel do segredo e um literal pau pra toda obra pra todas as mulheres, a qualquer hora. Ele consegue se preocupar e ser bom com todas, antes e depois de levar pra cama. Mesmo aquelas que ele sabe que não tem chances (Jéssica) ou que deixaram claro que só querem amizade (Lisandra).
Além disso, teve duas personagens que disseram com todas as letras que se sentem mais atraídas pela personalidade que pela aparência: Jéssica e Rebecca.
==
==
@Winter
“A única coisa que eu não gosto, é que o seu Geraldo não tenta nada com as mocinhas (Jéssica, Lorena), até pq ele respeita o Rogério, mas ele acha que a Jéssica deu pro Lucerio, então ele poderia tentar alguma coisa até pq, ele comeu a Sara, e ele é colega do Érico!”
Eu posso abordar isso mais na frente, mas o seu Geraldo parou de tentar com a Jéssica não apenas por respeito ao Rogério, mas também por respeito à própria Jéssica (que ele menciona como uma das condôminas que mais são legais com ele).
Ele guarda o ‘segredo’ da Jéssica mais pensando em proteger ela do que querendo usar como trunfo pra algo. Mas eu posso resolver esse ponto de trama numa conversa com a Lisandra, que esclareceria tudo pra ele e pro Zé Maria.
Quanto a ele ter comido a Sarah, é questão de contexto. A mulher foi só de toalha e parou num ângulo que dava pra ver tudo. Quando ele menciona, ela tira a toalha e fica peladinha. Esperou contato, contato veio.
==
==
@dantebj
“Mano penso q é aquela, de ter a chance, tipo se ele tivesse numa situação de acontece algo, acho q ele tentaria, se nao, nao varia nd, pq ele sabe q um B.O ja era emprego dele.”
Sim. O seu Geraldo é bem oportunista, no sentido de esperar uma oportunidade surgir em vez de ir em cima da mulherada. A Carolina tava carente, a Andréia e a Anacleta tavam na seca, a Sarah tava pelada na frente dele.
Ele pode ter certas proteções (o silêncio e cumplicidade de boa parte da mulherada que já deu pra ele ou sabe das histórias, além do Lucério suprimindo provas), mas ainda assim é um jogo BEM perigoso pra ele.
Basta ele pagar de engraçado uma vez com a mulher errada, que é denúncia pro síndico e justa causa.
==
==
@Winter
“Mas ele é muito antigo, tá quase se aposentando!! Então não faria muita diferença. Tipo ele beijou a Jéssica no Carnaval!!”
Ele nunca narrou nada da vida dele fora do condomínio, fora que guarda a coleção de calcinhas com cuidado e afinco. Pode-se supor que muito da vida até social dele está atrelada ao condomínio. É onde os amigos que conhecemos (Lisandra e Zé Maria) e todas as amantes vivem. Sair de lá seria perder contato com todos eles. Então, ele tem o que perder.
E ele não beijou a Jéssica. Ele deu um selinho na Jéssica durante uma brincadeira de carnaval, que ela levou na esportiva.
Os selinhos que evoluíram pra um beijo de língua no carnaval foram Eliana com Sarah, Odete com Érico, Zé Maria com Andréia e Enéias com Carolina.
==
==
@RobertoC
“Gostei da ideia da Rebbeca colar velcro com algumas personagens e com Anacleta seria ótimo! Além de outras...”
A Anacleta vai precisar trocar de lado e sair do time Marieta no médio prazo e talvez até entrar pra turma da academia.
Isso acontecer depois (e por causa) de um DP ou colação de velcro daria um bom tom de comédia.
==
==
@Leitor Fantasma
“Primeiramente, queria agradecer pela sua dedicação a novela e falar que sempre adoro os “Respondendo comentários” e esse diálogo que abre margem pra influenciar na história. É até meio engraçado falar que acompanho uma série de contos eróticos pela história, mas tem episódios que a cena de sexo nem fica muito interessante e que a leitura é muito mais pela história que pelo sexo.”
Muito obrigado.
Aproveito pra agradecer a todos os leitores que toparam a ideia de uma saga de séries que, por vezes, tem uma quantidade de capítulos até grande sem sexo. Aprendi muito escrevendo esta novela, sobre o que fazer, o que não fazer, como surpreender positivamente o leitor, como deixar ele puto com razão porque algo parece tirado do nada.
==
==
@Leitor Fantasma
“- Carolina e Jonas
Mas ai que o jogo fica interessante. A Leticia certamente não iria gostar, mas seria até poético a Carolina (que a princípio não sabe nada da história da Letícia com o Jonas, e certamente se recusaria até a transar com ele só por amizade a Letícia, ainda mais se soubesse do acordo) se tornar por um grande acaso do destino a ex-aluna que participa da suruba e acaba “prejudicando” a Letícia. Tudo que poderia ser facilmente evitado se a Letícia falasse com as amigas dela que são ex alunas dele.”
Um ponto interessante da relação Jonas-Letícia é que os dois transaram TANTO que ambos sabem que não tem como não ter rolado um tiquinho de sentimento. Ela meio que o vê quase como um ex-namorado com quem terminou em bons termos (mas não quer um remember).
Então, faz sentido que eles mantenham uma relação minimamente cordial.
Do mesmo jeito que faz todo sentido a Letícia não contar o que rolou pra turma da academia. Elas guardam segredos umas das outras (vide o próprio harém, as que deram pro seu Geraldo e a relação Carolina-Andréia). Aquelas que caírem nos braços do Jonas ou Antônio provavelmente não vão contar pras outras.
A Letícia colocou duas condições independentes pra aceitar voltar a ser putinha temporária do Jonas:
1) Ela estar no quarto dele ao mesmo tempo que ele.
2) Ele comer e convencer uma ex-aluna a ir num surubão de fim de semana antes da formatura dela.
A princípio, as duas parecem bem complicadas de acontecer e ela está ciente de que o ponto fraco do acordo é a Natália ser ex-aluna, professora e próxima da Alessandra. E, provavelmente, esse seria o flanco que ela tomaria cuidado pra impedir. E, dentro do harém, ela cuidaria de afastar a Eliana dele.
Ela sofrer essa derrota pro Jonas por uma bola curva que não calculou como aparecer uma nova ex-aluna ou ser a Carolina seria bem interessante narrativamente. Porque foi ela quem criou a condição. Se ela tivesse dito ‘Eliana’ em vez de ‘ex-aluna’, as chances caíram drasticamente.
==
==
@Leitor Fantasma
“Normalmente não vemos esse lado dela porque o grupo de amigas dela é de pessoas da mesma classe social e mesmo as pessoas que não são cultas (Érico e Sarah, por exemplo) são extremamente inteligentes.”
Eu fui tão fundo nesse lance de “isto é uma novela” que acho que dei uma de Manoel Carlos e ambientei a novela em um genérico do Leblon. ^^’
==
==
@Leitor Fantasma
“Ela é uma pessoa extremamente culta e com ótimas situações financeiras e passa uma sensação de se sentir superior aos outros. Normalmente não vemos esse lado dela porque o grupo de amigas dela é de pessoas da mesma classe social e mesmo as pessoas que não são cultas (Érico e Sarah, por exemplo) são extremamente inteligentes. O arquétipo da Carolina por si só não é entrave pra ela ser desenvolvida como uma pessoa boa por si só”
Desculpe perturbar mais uma vez, mas fiquei curioso com um ponto: Eliana, Lorena, Letícia*, Natália, Rebecca e Sarah são da mesma classe social e tem um grau de inteligência similar (com pelo menos Natália e Sarah tendo doutorado).
* Pra Letícia ser uma universitária que mora sozinha naquele condomínio e ter um Fiat Pulse, ela deve ter pais bem ricos que vivem em outro estado.
O que as diferenciaria da Carolina pra que elas não sejam tidas como tão babacas?
Consigo imaginar a resposta pra algumas, mas queria saber a sua resposta também.
==
@Leitor Fantasma
“Além disso, a Carolina parece absurdamente hipócrita em várias coisas e isso escancara o lado mais preconceituoso dela. Ela não parece assumir a responsabilidade por nada que ela faz. Ela não aceita nem a possibilidade de namorar com a Andréia, mas exige que ela largue o casamento dela pra TALVEZ TER UMA CHANCE DE SE A DONDOCA QUISER ELA PERMITIR QUE A ANDRÉIA FIQUE COM ELA ATÉ ELA ACHAR UMA ROLA QUE TIRE ELA DO DELIRIO BISSEXUAL DELA... Não tenho paciência pra isso (e isso é uma preferência própria minha, não necessariamente se estende a qualquer outra pessoa).
É muito hipócrita ela ficar com “ciúme” da Andréia ou do seu Geraldo depois do jeito que tratou eles também.”
É... A Carolina realmente vai ter que andar de mãos dadas com o Antônio pra clínica dos longos arcos de reabilitação, redenção e amadurecimento...
==
==
@Leitor Fantasma
“O último episódio do Érico também me passou uma sensação (que pode ser que seja coisa da cabeça da Sarah) que a Carolina, apesar de gostar da Sarah, se acha melhor que ela também.”
Aqui é complicado porque a Sarah tem sérios problemas de autoestima e a cabeça dela tende a procurar motivos pra se diminuir em relação aos outros. Faz sentido ela se sentir inferiorizada em relação à Carolina, sem que a Carolina tenha feito nada.
Se elas cresceram próximas, três anos é suficiente pra serem amigas e muito tempo pra ‘dar vantagem’ pra Carolina chamar mais atenção na juventude. Fora que a Sarah provavelmente foi bolsista no mestrado e doutorado e a Carolina correu pro mercado de trabalho após se formar. Então, a Sarah também viu a prima ganhar bem por oito/nove anos enquanto ela ganhava comparativamente bem menos e foi sustentada primeiro pelos pais e depois pelo Érico.
E também tem uma razão meta, já que a Sarah original foi fortemente baseada na Carolina (só um pouco mais nova, mais insegura e um tico menos peituda) e as duas serem primas foi uma forma de mascarar o quão parecidas eram. A Sarah se sentir menos que a versão ‘original’ serve de piadinha meta que não resisti a fazer.
==
==
@Leitor Fantasma
“(Se me permite uma tangente - esqueci de comentar isso no último capítulo, mas lendo o último capítulo de Érico e Sarah eu fiquei absolutamente embasbacado que a Sarah tem 27 anos e um doutorado, digo isso por ter um amigo que recentemente terminou o dele aos 30 anos sem ter adiado e em uma área de ciências humanas, sendo que é extremamente normal engenheiros não terminarem a faculdade em 5 anos certinho)”
Eu conheço pessoas que conseguiram, mas é mesmo bem raro, ainda mais no Brasil (em alguns países europeus seria menos semi-impossível pelo doutorado ser três anos, mas ela precisa ter feito no Brasil porque conheceu o Érico enquanto fazia pós). E ela minimizar isso diz muito dos problemas de autoestima dela. Pra comparação, a Natália que também foi muito foda nos estudos defendeu com, no mínimo, 29/30 anos, já que ela passou no concurso com 30.
Agora, uma idade que eu com certeza mudaria pra um pouco mais é a Alessandra, que precisava ter passado no concurso com 27/28 pra conseguir passar três anos de pós-doc fora e ainda ter 32. Uns 35 anos pra ela seria mais adequado e deixaria mais realista.
==
==
@Leitor Fantasma
“Você falou nessa resposta que cortou cenas de sexo do capitulo do Antonio, eu lendo achei que por ser uma semana e pelo contexto da situação o capítulo teve poucas cenas de sexo e as que teve foram curtas. Por tabela, acabou que Antonio e Cinthia ficaram bem menos desenvolvidos que Jonas e Letícia (em parte pq eles são mais secundário, mas em parte porque boa parte do tempo deles juntos era transando e eles pareciam não estar transando muito). Passou a clara sensação de que merecia ser um capitulo dividido em dois, ou que tivessem muito mais cenas de sexo, mas que o desenvolvimento acontecesse logo antes / durante / depois da cena.”
Pra desenvolver bem os dois, deixar a sensação de que passaram uma semana trepando E colocar pelo menos uma grande e longa cena de sexo, eu realmente precisaria de dois capítulos. E meus capítulos já são bem grandes.
Sinto também que faltou uma cena grande de sexo anal, já que o diferencial da série do Antônio é ele sempre enrabar um(a) personagem que não se chame Natália ou Letícia.
Isso foi muito reflexo de que eu tava louco pra acabar aquele arco da semana pós-sábado das surubas, no qual tava preso há mais de um mês. =/
==
==
@Leitor Fantasma
“Eu gostei do capitulo do Seu Geraldo muito mais pelos acontecimentos da história do que pela cena de sexo que foi boa, mas certamente não foi uma das suas melhores e deixou a desejar pra Sarah que merecia mais tempo pra você cozinhar mais a história.”
O pior é que a sequência entre ela interfonar até ele começar a transar dava pra ter colocado tanta coisa (e tanta coisa diferente em cada conto). Só lembrar de uma cena similar do Geraldo com a Letícia, que não terminou em sexo, mas que rolou bastante coisa.
==
==
@Leitor Fantasma
“(fazer o casal parecer amoroso fazendo sexo e demonstrar a tara do Érico pela Sarah transando com homens que ele considera inferior a ele)”
No caso do Érico, só lembrando que a ‘tara’ não é com homens mais pobres que ele, mas com homens muito mais feios que ele. É um reflexo da insegurança crônica dele de pensar que a Sarah iria trocar ele por um Enéias da vida se o Enéias dissesse ‘vem’.
O arco dele nesse relacionamento aberto é superar isso e entender de uma vez que a Sarah ama ele.
É só notar que ele tem zero ciúmes de homens bonitos que claramente veem a Sarah apenas como uma boa amiga, como o Rogério, o Mário e o Anderson (ali não era ciúmes, mas preocupação com o mental da Sarah).
==
==
@Leitor Fantasma
“Não sei o que acontece fora dos contos, mas me parece que o tempo parado que você teve dificuldade pra escrever os capítulos do Jonas fez você se sentir pressionado a correr pra poder soltar o episódio da “história principal” por causa dos comentários. Chega a refletir nos últimos capítulos que eu notei alguns erros de digitação bobos, mas que normalmente não passam para o produto final. Senti também um pouco de queda na qualidade principalmente no episódio do Antonio e nesse episódio.”
@Leitor Fantasma
“Eu acho que você não tem que ficar tão preso em uma estrutura fixa. Acho que ficou meio a mostra que alguns dos últimos episódios ficaram corridos, sendo que você não tem que se sentir pressionado pelos comentários ou por si mesmo a correr com tudo. Se não me engano (sem olhar) na última semana tivemos tipo 4 capítulos ( Jonas 2, Antonio, Geraldo e Érico / Sarah) e você fez as respostas a comentários. Eu não veria problema nenhum de ter menos capítulos mas você conseguindo escrever com mais calma e se dedicar mais a fazer o que você gosta sem pressão.”
Obrigado pela sinceridade. Respondi principalmente na parte inicial do post.
==
==
==============================================================================
==========================================================================================================
Obrigado a todos que curtiram, comentaram e acompanharam até aqui. Se alguém comentou com uma pergunta e eu não respondi, mil desculpas. Prometo responder assim que possível.
Para aqueles que comentarem nos capítulos antes desta postagem, responderei na próxima vez.