Sobre a publicação em massa de textos: medidas e conversa com a comunidade

Publicado em 20/02/2026 no blog Editorial

Há algum tempo temos visto uma discussão sobre a publicação em massa de textos no site. Esse fenômeno foi potencializado pelo uso de IA e por traduções de obras sem os devidos cuidados. Também temos observado a criação de várias contas por uma mesma pessoa com o intuito de burlar o limite diário de três textos. Isso não é algo incentivado pelo site. Mesmo em situações legítimas, em que um autor tem uma biblioteca de textos em outra plataforma e deseja vê-la na Casa dos Contos, a recomendação é que o material seja enviado paulatinamente, e não de uma só vez. Isso já aconteceu algumas vezes, e a experiência mostra que a obra causa um impacto menor do que merece.

No caso mais recente, se observou que a pessoa responsável pela publicação em massa criou várias contas para publicar séries de textos diferentes. As traduções são imperfeitas, o que revela falta de cuidado na preparação do material em língua portuguesa. Há também a dúvida sobre a permissão do autor original para a tradução. Convido esse usuário a participar desta discussão. Caso não leia esta mensagem, convido outros autores a avisá-lo por meio de comentários. As soluções que estou construindo e que trago à avaliação da comunidade são:

  • Deixar claro que a criação de contas com o intuito de enviar grandes volumes de textos é reprovável e pode causar remoção e banimento;

  • Alterar o formulário de publicação para que seja obrigatório declarar se o texto foi produzido com ferramentas de inteligência artificial, ou se foi traduzido, e, neste caso, informar a URL da fonte original, o que facilita a conferência pelos membros da comunidade da permissão do autor original;

  • Criar um selo de autor verificado, que dará mais destaque aos textos na página inicial e às interações no site. A verificação será feita por mim, com ajuda dos demais membros da comunidade. Em princípio, os critérios considerarão aspectos como consistência de publicações originais, tempo de participação na comunidade e histórico de interações. Quero ser transparente: esses critérios ainda estão em fase de amadurecimento e serão ajustados com o tempo. A ideia é que o selo reflita autores que contribuem de forma genuína para a Casa dos Contos.

A Casa dos Contos valoriza todo o trabalho dos autores que investem tempo produzindo material original. Não é de hoje que elaboramos ferramentas para evitar que material não inédito seja aceito. Não somos contra traduções, desde que sejam feitas com permissão de seus autores, e incentivamos que sejam feitas com cuidado para que não pareçam apenas traduções literais, colagens do resultado do uso de ferramentas de tradução que não consideram detalhes do idioma e aspectos culturais dos países lusófonos.

Aceitem o convite para conversarmos a respeito disso. De qualquer forma, me comprometo a criar essas ferramentas para declarar informações sobre os meios pelos quais o texto foi criado, e a estabelecer os padrões que a Casa dos Contos vai exigir sobre múltiplas contas e remoção de conteúdo. As opiniões de vocês são bem-vindas e serão consideradas nesse processo.

Comentários

Foto de perfil de Ryu

Iniciativas para trazer mais transparência são sempre bem vindas.

Valorizam tanto os autores quanto a própria Casa dos Contos. Quem investe tempo em produzir material original quer um ambiente justo e transparente. É muito chato ser enganado. Atitudes dissimuladas, com o uso de múltiplos perfis, acabam tentando fazer a comunidade de boba e ainda deturpam estatísticas que deveriam refletir a participação real dos autores. Acho válido medidas para proteger o espaço e quem contribui de boa-fé.

Identificação de IA e tradução (ainda que espontânea) e um selo para autores me parecem boas medidas.

0 0