Desafio 14: 1000 palavras
Publicado em 29/03/2025 no blog Editorial
Seguindo o sucesso que foi o desafio de 500 palavras, agora repetimos a dose! Desta vez, a regra é escrever um conto com mil palavras. Nem uma a mais, nem uma a menos.
Como sempre, os contos devem obedecer as regras de publicação da Casa dos Contos, e para participar você deve usar na lista de assuntos a expressão "desafio-14-1000-palavras", sem as aspas. Confira o texto porque se houver uma letra diferente não vou conseguir encontrar.
A data limite de publicação é 31 de maio de 2025. Em breve os textos serão adicionados à lista oficial.
Para mais informações, acompanhe esta página e seus comentários.
Comentários

Com relação aos fatos expostos por todos abaixo, eu tenho algo a falar também. Quando eu cheguei ao site, há três anos atrás, a Maísa me falou dos desafios e eu resolvi participar. Achei interessante o fato de se adaptar às regras, mas depois eu senti uma coisa estranha, como se fosse um clubinho de autores escrevendo para outros autores, só tinha contos héteros e eu resolvi me afastar. Também percebi que quando o conto entrava na lista, as leituras diminuíam, pode ter sido uma sensação errada, não posso afirmar que sim, nem que não. Fiquei um tempo afastado e resolvi voltar e participar do anterior ( Relações Internacionais )... O texto foi um sucesso, eu mudei a estratégia de divulgação e deu certo... Mas acho que não tem uma receita certa. E continuo achando que é um evento para um clube mais fechado de autores. Autores inquietos como nós...rsrsrs... Que gostamos de ser testados. Também acho que a grande maioria não toma conhecimento desse evento. Quase ninguém lê o blog. Só autores mais ligados e interessados pelo site.
Eu estou com dois textos prontos para esse de 1000 palavras, mas ainda não decidi se irei participar. Mas gosto de ler os textos participantes. Sempre aprendo alguma coisa nova.

Eu ainda não li textos desse desafio mas percebi que o administrador postou a página e considero PONTO pra ele pois serve de propaganda do desafio. Vocês escritores suas opiniões sobre o int3rrese dos leitores. Na minha visão e pr3ciso BENEFÍCIOS além da propaganda.

Publiquei o meu. Ele é, de certa forma, uma 'sequência espiritual' pra história que escrevi para o Desafio de 500 palavras, o que não deixa de ser apropriado 😆

Fiquei curioso!!! 🤔... 🤣🤣🤣

Questão para colegas comentarem: Verifico que os contos do desafio, quase todos, são entre os meus contos, os menos lidos e comentados, e por extensão, não estrelados. Não sei se é uma limitação natural de interesse dos leitores, ou se os temas dos desafios não tem despertado tanto a atenção do leitor. Algo a comentarmos. Gosto dos desafios e tenho participado regularmente. Mas vejo que poucos se interessam. Até poucos autores também.
Talvez um desafio por número de palavras não atraia tanto os leitores. Para nós é divertido encaixar uma narrativa no limite, mas para o leitor não diz muita coisa.
A adesão também parece baixa. Acho que mais gente escrevendo, ou pelo menos presente na lista, atrai leitores para ela.

A verdade, é que os desafios mobilizam menos tanto autores quanto leitores. A temática sendo livre, tem contos que atraem mais do que outros, como é o caso do número de palavras. Quando um tema é proposto, acaba desinteressando quem não gosta daquele tema. É uma equação complicada. Gosto dos desafios pois sempre exige de nós uma resposta, uma história que se encaixe e seja viável. Porém, verifico que os desafios não mobilizam tanto, nem autores e nem leitores. É algo a se pensar.

Sobre participantes, concordo. Os três primeiros me ajudaram a descobrir diversos autores e textos excelentes. Mas um caso que me chamou a atenção é que não há publicações deles a meses. Tanto nos desafios como postagens regulares. Qual a razão? Quem sabe? Cada um tem suas razões.
Sobre o engajamento, confesso que não sei. Tenho umas teorias, mas acho meio cedo para cravar alguma explicação definitiva. Fora que acho difícil analisar o cenário como um todo.
Gosto muito dos desafios e pretendo continuar com eles. Meus textos não tem números expressivos, então a coisa meio que empata para mim. Mas concordo que é uma coisa para se pensar.

Enfim, publicado. Deu um pouco de trabalho mas gostei do resultado.

Leon e tito ag4adeco pela atenção. Agora estou melhor e ainda tenho computador mas estou sem tv e monitor. Tenho Tablet mas é ruim pra escrever contos. Na verdade eu ia entregar de graça meu Nick umas semanas atrás. Então por. Um t3mpo serei apenas leitora .bjs

Ainda não consigo escrever direito

Vai escrevendo aos poucos. Ainda tem muito tempo.

Fala galera. 37 fiquei bugada numa parada tive dificuldades. ,sobrevivi, bjs d3 muito muit

Oi querida, boa noite!!! Espero que você esteja bem de saúde. Nos dê notícias. Abraços e se cuida!

Poxa, Maísa, tomara que fique bem e volte a escrever logo.

Olá Lemonheard eu sinto falta da sensação exctante de escrever sacanagens, palavrões e muitas f9das. Bjs de muito muitao

Acabei perdendo o prazo do desafio anterior (a história acabou ficando grande demais), mas nesse consegui! Ufa!
Publiquei o meu. Usei a mesma estratégia do de 500.

Não é assim tão difícil. Quem fez de 500 palavras, tira de letra. Já fiz um, e publiquei. Bastou enxugar umas gordurinhas e palavras desnecessárias, e deu certo.
baita desafio, mas missão dada é missão cumprida. Feito.
Aliás, chefe, achei excelente que já deixar a lista disponível.
Já vi comentários sobre postarem contos traduzidos de sites estrangeiros. Esses desafios valorizam muito a criatividade de quem participa e acho que essa sessão do site deve ser sempre valorizada.

Vai ser trabalhoso. Acabei pegando o jeito com 500 palavras.
Mas desafios são para isso mesmo. Farei o melhor.

É sempre mais trabalhoso condensar ideias e cenas, mas a gente conseguiu se sair bem com 500 palavras. Teve textos ótimos com 500. Com 1000, a gente se esforça, mas consegue...rsrsrsrs
Sei que você é bom nisso. Estou no aguardo de seu texto.

O desafio com 500 palavras, na minha opinião, foi um verdadeiro desafio. Difícil e DESAFIADOR...rsrsrs... Com perdão do trocadilho. Como ninguém mais quer ler textos longos e elaborados, tá tudo muito superficial, esse vai ser mais suave... Eu acho...rsrsrs...
Ainda aguardo um Desafio com o tema DESENCONTRO... Posso estar enganado, mas acho que esse tema é interessante para exercitar a criatividade... O que fazer quando um encontro tão desejado não dá certo?
Enquanto ele não vem, vamos brincar de compactar as ideias e conter a imaginação em apenas 1000 palavras... Vou planejar o meu... Abraços! Bom final de semana a todos!!!!
Acho que o de 500 palavras foi um dos que mais me divertiu de fazer. Mil é uma bela “afrouxada”, mas ainda é bem menos do que costumo fazer.
Vamos lá colocar a cabeça para funcionar.