Bem, vamos lá então! Acho que é a primeira vez que comento sua histótia, que por sinal tenho acompanhado com interesse e tenho gostado muito. Devo dizer que não tinha lido os comentários nos capítulos anteriores, entâo não posso fazer juízo de valor sobre eles. Mas baseado em várias histórias que tenho acompanhado aqui, e lendo os comentários delas, vou tentar conversar com vc e seus leitores sobre alguns fatos.
Tirando os babacas, os idiotas e os haters, a maioria dos comentários nas diversas histórias, são uma forma de exaltação à(ao) autora(autor). Um elogio. Há mais de 20 ou 30 anos não acompanho novelas. Mas sou do tempo da Janete Clair, do Dias Gomes, do Gilberto Braga... Sua obras eram motivo de conversas acaloradas nos bares, nos salões, em reuniões de família e de negócios até. Havia torcida por um ou outro personagem, discutia-se o desenrolar da história, especulava-se sobre o futuro deles e o ginal da novela. Quem não se lembra da famosa frase " quem matou Odete Roithman"? Nem todos ficaram satisfeitos com os finais das novelas ou o destino dos personagens sempre. Mas os autores eram cultuados, até endeusados. Então veja como um elogio ao seu trabalho muitos dos comentários...
Nós somos indivíduos (que não pode ser dividido) com personalidades e pensamentos diferentes, em grande parte fruto da nossa criação, do meio em que vivíamos e vivemos, das nossas experiências de vida (boas e más), das nossas dores e alegrias passadas. Assim, nossa interpretação dos acontecimentos é fruto de nossa visão do mundo. Existem autores, ou autoras, e leitores que são liberais, assim como tem os monogâmicos. A depender disso, cada um vai ter uma interpretação dos fatos.
Você não está totalmente errada nas suas colocações, mas um artista, de qualquer arte que seja, tem que estar preparado para as críticas, sabendo separá-las em construtivas (que visam melhorar o trabalho do artista com uma perspectiva diferente da dele ou dela) e as imbecilidades. Aí vai uma frase que aprendi há quase 20 anos atrás: Crítica é a ARTE de apreciar MÉRITOS e DEMÉRITOS, visando o APRIMORAMENTO FUTURO. Logo a crítica deve ser baseada e assimilada sempre no intuito da melhora.
Na MINHA VISÃO, repito MINHA VISÂO, existem alguns fatores a serem considerados.
Primeiro o tal "amigo". Na verdade um traíra invejoso e mau caráter. Aproveitou a situaçâo desesperadora da doença da mãe da Mariana, para seduzi-la, usando a força do dinheiro sobre a necessidade. Não satisfeito, ainda usa um líquido afrodisíaco, que no início foi necessário para soltar as amarras e liberar os desejos da namorada do "amigo". Não bastasse isso ainda tramou para drogar o amigo na festa. Ser humano da pior espécie!
Tem a Mariana, que no início se sumeteu pelo dinheiro e, como disse anteriormente, com o auxílio da droga afrodisíaca, tinha momentos de satisfação, seguidos de culpa e remorso. Tentou, por algum tempo, manter a coisa no nível "profissional", mais aos poucos foi se descobrindo. A submissão, o proibido, a necessidade e sua própria descoberta como mulher com desejos, fantasias e necessidades, foram tranformando-a. Virou outra mulher. Mais safada, mais liberta, mais senhora de seu corpo e de suas vontades.
O namorado: Este vive um dilema. Sente tesão no jogo entre eles, tenta justificar manter-se calado em função da necessidade financeira da Mariana. Mas sente ciúmes e raiva dos dois, talvez até de si mesmo por não colocar pra fora que sabe o que acontece, provavelmente por medo de perder a namorada. Na MINHA VISÃO, é covarde. Covarde por não abrir o jogo com a Mariana. Covarde por não enfrentar de frente a situação dela com o Pedro, expor o "amigo" como o filho da puta que é, e deixar a Mariana, agora ciente das armações, decidir o caminho que deseja para sua vida. Covarde até por não assumir o seu "tesâo de corno". Vou agora abrir aspas para comentar o termo usado por mim: " tesâo de corno". Nâo estou fazendo qualquer juízo de valor, mas existem homens que sentem-se excitados por suas mulheres transarem com outros homens e/ou mulheres, eles sabendo ou não, participando ou não. Existem até os que gostam de serem humilhados. Tem gente de todos os tipos, para todos os gostos...
Caramba, escrevi um testamento! Desculpem-me! Mas não resisti, e quando começo e me emolgo, ferrou... Sintetizando tudo que foi dito. Faltou diálogo, sinceridade, honestidade, cumplicidade e respeito nessa relação a 3 entre os personagens da história.
Mariana espero que tenha paciência de ler o que escrevi, que tenha a cabeça e o coraçâo abertos para tentar me entender. Peço desculpas, caso não concorde com minhas palavras. Mas, como disse, se eu escrevi, tenho que estar aberto às críticas. Continue com SUA OBRA, do jeito que tinha se planejado. Não mude, para satisfazer algund. Conhece a frase? Não tente agradar a todos, você não é cerveja! Até porque tem gente que nâo gosta de cerveja. Vai entender...hahahahaha
Já sabem que sou 60+ por algumas coisas que escrevi aqui. "Na mimha época" (kkkkkkkkkkk) Ibrahim Sued usava uma frase que vocé Mariana deve passar a usar: " Os cães ladram eva caravana passa"...
Bom fds a todos.